Os Jogos Olímpicos de Tóquio podem ter 40% dos seus eventos sem a presença de público, uma vez que Tóquio segue em estado de emergência por conta da alta de casos de Covid-19.
Inicialmente, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos decidiu que as arenas poderiam receber 50% da sua capacidade sem ultrapassar o limite de 10 mil torcedores. Tal limite pode cair para apenas 5 mil nas próximas semanas em uma determinação que estaria próxima de ser aprovada.
O atual estado de emergência em Tóquio vai até o próximo domingo, 11 de julho. Para definir a regra de realizar eventos com 50% da capacidade das arenas, o Comitê Organizador vinha apostando que o estado de emergência não fosse renovado na próxima semana, o que é tido como improvável nesse momento.
Respaldados pelas opiniões de vários especialistas influentes, que alertaram sobre um possível aumento nas infecções antes e depois do início das Olimpíadas, também há alguns dirigentes da organização que defenderam uma opção geral sem espectadores.