Conheça as 46 modalidades que estarão nas Olimpíadas de Tóquio 2021

Você sabe quais são as 46 modalidades das Olimpíadas? Entre tantos esportes, certamente, há alguns que você não conhece, mas se divertiria acompanhando. Neste artigo, vamos apresentar todas as modalidades que vão valer medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Devido à pandemia do coronavírus, a competição vai ocorrer no verão de 2021, e não em 2020, como estava previsto anteriormente.

Os Jogos Olímpicos são importantes principalmente por despertarem o interesse da população pelas práticas esportivas. O hábito de praticar um esporte com regularidade traz inúmeros benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Além disso, passa uma mensagem de união entre as nações. Mesmo que elas compitam entre si, há um espírito de fraternidade entre os atletas.

Confira, a seguir, uma lista com todas as modalidades das Olimpíadas de Tóquio 2021 e as características de cada uma.

1. Basquete
A primeira vez que o basquetebol figurou nas Olimpíadas valendo medalha foi em 1936, em Berlim. Nas modalidades masculina e feminina, os Estados Unidos são os maiores vencedores do basquete mundial.

2. Basquete 3 x 3
A modalidade, variação do tradicional basquete 5 x 5, fará a estreia nos Jogos Olímpicos em Tóquio.

3. Tiro com arco
Modalidade introduzida nas Olimpíadas de Seul, em 1988, tem os sul-coreanos como potência hegemônica – eles conquistaram todos os ouros nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

4. Ginástica artística
Uma modalidade muito tradicional, presente desde a primeira versão dos Jogos Olímpicos modernos, em 1896. No masculino, os melhores ginastas são de Japão, China e Rússia. Entre as mulheres, destacam-se Estados Unidos, Rússia e China.

5. Nado artístico
A tradição da modalidade vem do nado ornamental e ballets aquáticos, comuns no fim do século 19. O esporte estreou nas Olimpíadas em 1984, em Los Angeles, e tem Estados Unidos e Canadá como maiores vencedores historicamente.

6. Atletismo
O esporte é dividido em várias categorias e sempre esteve presente nos Jogos Olímpicos modernos. Nas provas curtas, americanos e atletas dos países caribenhos costumam dominar. Nas de longa distância, os africanos são os mais fortes.

7. Badminton
Esporte olímpico desde os jogos de Barcelona, em 1992, o badminton – uma mistura de tênis com vôlei, em que a bola é uma peteca – é dominado pelos chineses.

8. Baseball e softball
Em português, beisebol e softbol. O baseball era um esporte de demonstração no começo do século 20, passando a valer medalha em 1992. Depois de 2008, deixou de ser um esporte olímpico, mas voltará a ser em Tóquio. Cuba é o país com mais medalhas de ouro na modalidade. Softball é um esporte irmão.

9. Vôlei de praia
A estreia do vôlei de praia como esporte olímpico foi em 1992, em Barcelona. Os países mais fortes na categoria são Brasil e Estados Unidos. 

10. Boxe
Boxe é uma das modalidades das Olimpíadas desde 1904, quando os jogos foram disputados em St. Louis. Assim como no baseball, Cuba e Estados Unidos são os dominantes da categoria.

11. Canoagem Slalom
É uma modalidade em que o canoísta deve completar um percurso em corredeira no menor tempo possível. Sua estreia olímpica aconteceu em Munique, em 1972, e os europeus República Tcheca, Alemanha, França, Eslováquia, Eslovênia e Grã-Bretanha são favoritos.

12. Canoagem velocidade (sprint)
Essa categoria é realizada em água plana, em baterias de várias distâncias. Antes de se tornar uma das modalidades das Olimpíadas, em 1936, a canoagem sprint foi um esporte de demonstração. Nesse esporte, há vários países com bons resultados, como Alemanha, Grã-Bretanha e Brasil.

13. Ciclismo BMX corrida
Diferente do freestyle, aqui, o objetivo é chegar na frente dos adversários ao percorrer uma pista. A primeira competição a nível olímpico ocorreu em Pequim, 2008. Estados Unidos, Colômbia e Austrália são três dos países mais tradicionais na modalidade.

14. Ciclismo BMX Freestyle
Nessa modalidade, os competidores têm duas oportunidades para mostrar suas manobras em 60 segundos. A categoria vai estrear como esporte olímpico em Tóquio. Os favoritos à medalhas vêm da Austrália, Venezuela, Japão, Estados Unidos e Inglaterra.

15. Ciclismo – mountain bike
Os participantes percorrem entre quatro a seis quilômetros em trilha. Tornou-se uma das modalidades das olimpíadas em 1996, em Atlanta. Há muitos competidores com chances de medalhas, boa parte deles de nacionalidades europeias.

16. Ciclismo de estrada
Essa modalidade existe desde os primeiros Jogos Olímpicos, em 1896. Em 2021, será a primeira vez que o ponto de partida e de chegada dos ciclistas serão diferentes (tradicionalmente, era um circuito). Os países europeus são os mais fortes na modalidade, mas, nos últimos anos, a Colômbia tem apresentado ciclistas de destaque, inclusive o último campeão do Tour de France.

17. Ciclismo de pista
Nessa modalidade, os ciclistas competem em uma pista fechada. Também é disputada desde 1896. Nas últimas Olimpíadas, os britânicos têm faturado a maior parte das medalhas.

18. Saltos ornamentais
O esporte em que os competidores fazem acrobacias ao saltar em uma piscina se tornou uma das modalidades das Olimpíadas em 1904.  Estados Unidos são a potência hegemônica, mas, desde 1984, os chineses têm disputado no mesmo nível.

19. Hipismo
Modalidade que estreou nas Olimpíadas em 1900, envolve competições individuais e em time. Entre as nações favoritas, estão Suécia, França, Estados Unidos e Grã-Bretanha.

20. Esgrima
Esporte olímpico desde a fundação das Olimpíadas modernas, a esgrima tem participantes fortes de todos os continentes, o que a torna uma das modalidades mais difíceis de prever o resultado.

21. Futebol
Nas Olimpíadas, o esporte que é reconhecido como o mais popular do planeta é disputado por jogadores com até 23 anos de idade. O futebol é jogado nas Olimpíadas desde 1900 e tem o Brasil como um dos países favoritos à medalha de ouro.

22. Golfe
O golfe figurou como uma das modalidades das Olimpíadas de 1900 e 1904, depois deixou de ser esporte olímpico, voltando a ser em 2016. Os americanos são os maiores vencedores na categoria masculina, enquanto as competidoras da Coreia do Sul são as favoritas no feminino.

23. Handebol
Originalmente jogado ao ar livre, o handebol se tornou esporte olímpico em 1936, nas Olimpíadas de Berlim. Entre os homens, apenas uma vez um país não europeu ganhou ouro: a Coreia do Sul, que já faturou seis medalhas no feminino.

24. Hóquei na grama
Como estamos falando dos Jogos Olímpicos de verão, o hóquei é jogado na grama, não no gelo. Tornou-se esporte olímpico em 1908 e tem a Índia como principal equipe no cenário global.

25. Judô
A arte marcial de origem japonesa tornou-se esporte olímpico em 1964, e é uma das modalidades das Olimpíadas que mais garantem medalhas para o Brasil. 

26. Karatê
Em 2021, veremos pela primeira vez o karatê como esporte olímpico. Apesar de ser uma modalidade tradicional japonesa, os campeonatos mundiais costumam ter vencedores de várias nacionalidades.

27. Maratona aquática
A estreia como uma das modalidades das Olimpíadas ocorreu em Pequim, em 2008. A competição ocorre em local ao ar livre. É um esporte em que atletas de vários países têm chances de medalha.

28. Pentatlo moderno
É uma modalidade curiosa, pois agrega hipismo, esgrima, natação, corrida e tiro em uma única competição. Esporte olímpico desde os jogos de Estocolmo, em 1912, o pentatlo moderno tem Hungria e Suécia entre os países mais fortes.

29. Ginástica rítmica
Esporte olímpico desde 1984, a ginástica rítmica é há muito tempo uma modalidade liderada pela Rússia.

30. Remo
O remo estreou como esporte olímpico nos jogos de Paris, em 1900. Atualmente, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Alemanha, Austrália e Estados Unidos estão entre os países mais fortes na modalidade.

31. Rugby
As disputas do rugby valeram medalha olímpica em 1900, 1908 e 1924. Depois de muito tempo, voltou a ser um esporte olímpico em 2016, em um formato com sete jogadores em cada time – a modalidade mais jogada é com 15. Assim como no futebol, há vários países com seleções fortes. Nova Zelândia costuma impor muito medo aos adversários, mas África do Sul, Grã-Bretanha e França também têm times fortes.

32. Vela
Desde as Olimpíadas de 1900, só em 1904 os Jogos Olímpicos não tiveram competições de vela. Europeus da Grã-Bretanha, Espanha, França e Noruega são fortes, mas Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia têm se destacado também.

33. Tiro
Desde os primeiros Jogos Olímpicos nesta versão moderna, em 1896, apenas em duas ocasiões não houve competição de tiro. Os maiores medalhistas são Estados Unidos, China e Coreia do Sul.

34. Skate
Um esporte urbano bem mais recente que a maioria das outras modalidades das olimpíadas, o skate fará sua estreia nos jogos de Tóquio.
Os donos da casa estão particularmente esperançosos, já que Aori Nishimura é uma das favoritas a levar medalha na categoria feminina, e Yuto Horigome no masculino.

35. Escalada
É mais um esporte que vai estrear nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Japão, Alemanha, Grã-Bretanha e Eslovênia têm boas chances de medalha nesta modalidade.

36. Surfe
Outro esporte a estrear como modalidade das olimpíadas é o surfe. A maior potência historicamente no esporte são os Estados Unidos, mas, recentemente, os brasileiros têm faturado muitas conquistas.

37. Natação
A primeira vez que uma piscina foi utilizada para a competição de natação nas Olimpíadas foi em 1908, em Londres. Vários países têm chances de medalha, inclusive os donos da casa.

38. Tênis de mesa
A estreia do tênis de mesa como esporte olímpico ocorreu em 1988, nos jogos de Seul. É uma das modalidades das olimpíadas com a maior supremacia de um país, a China.

39. Taekwondo
A arte marcial apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1988, no país em que nasceu, a Coreia do Sul. Valendo medalha, a estreia foi em Sydney, no ano de 2000. Coreanos são os favoritos nesta modalidade.

40. Tênis
Este é um esporte que estava nas primeiras Olimpíadas modernas, mas depois de 1924 foi removido dos Jogos Olímpicos, retornando em 1988. Entre os homens, os principais atletas do mundo no tênis são o suíço Roger Federer, o sérvio Novak Djokovic e o espanhol Rafael Nadal. Resta saber se todos participarão das Olimpíadas de Tóquio.

41. Ginástica de trampolim
Tornou-se uma das modalidades das Olimpíadas em 2000, nos jogos de Sydney. Até aqui, os países que mais conquistaram medalhas na categoria são China e Canadá.

42. Triatlo
O esporte, que combina natação, ciclismo e maratona, tornou-se uma modalidade olímpica em 2000. É outra categoria em que há vários países com chance de medalha.

43. Vôlei
Em 1964, Tóquio também sediou as Olimpíadas – e foi naquele ano que o voleibol se tornou um esporte olímpico. É uma das maiores esperanças de medalha para o Brasil, tradicionalmente muito forte na categoria.

44. Polo aquático
Espécie de handebol na água, o polo aquático apareceu ainda nas Olimpíadas de Paris, em 1900. É um esporte em que países do leste europeu, como Hungria, Sérvia e Croácia são muito competitivos.

45. Halterofilismo
O levantamento de peso está presente desde as Olimpíadas de 1896, em Atenas. China e países do antigo bloco soviético têm grande tradição na conquista de medalhas nesta modalidade.

46. Luta
A modalidade é disputada em duas categorias: luta greco-romana, presente desde as primeiras Olimpíadas, e luta livre, esporte olímpico desde 1904. Atletas russos são os mais vencedores, seguidos por lutadores dos Estados Unidos, Japão, Geórgia e Turquia.

Copyright © 2020 Marica Esporte News | Criado por Informagno - Gestão em TI

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?