Jair Court fala sobre jiu-jitsu para crianças e seu trabalho na formação dos pequenos campeões da GFTeam-Maricá

Por Nathalia Muller – Quando falamos de jiu-jitsu em Maricá, automaticamente o nome do Mestre Jair Court vem em nossas mentes. Jair trabalha com o esporte há anos na cidade e já formou grandes atletas ao longo desses anos. Atualmente, o time da GFTeam – Maricá conta com oito mini atletas que competem e já conquistaram diversos títulos.

O time de pequenos campeõs da JCourt-GFteam Maricá é formado por Pedro Santiago que é campeão sulamericano pela CBJJO, Nathan Borges que é campeão brasileiro pela CBJJO e vice-campeão estadual, Fillype Bezerra que é campeão estadual pela FJJRio, Daniel Glayser campeão estadual pela FJJRio, Matheus Bernardo campeão dos campeõs na LGD, Ramon Dotto campeão brasileiro pela CBJJO, Júlia vice-campeã pela CBJJO, Giovana Motta vice-campeã brasileira pela CBJJO e Renzo Dotto que é campeão estadual pela CBJJO.

Os treinos são na GFTeam-Maricá e no CT em São José do Imbassaí. O preparo dos atletas seguem um planejamento para cada campeonato que eles vão participar e também para o aprimoramento de técnicas, que é um dos pontos fortes dos alunos de Jair Court.

Jair começou a trabalhar na formação de atletas de jiu-jitsu em 1998, quando ainda era faixa-marrom e instrutor do Mestre Walter Nogueira. Desde lá, nunca mais parou de dar aulas para crianças e trabalhar na formação de atletas. Para Jair, o jiu-jitsu quando iniciado na infância pode ajudar no equilíbrio, coordenação motora, condicionamento físico como também na socialização, disciplina, na educação em ambiente coletivo e no respeito, que é imposto dentro do tatame.

Mas não pense que é fácil, muitas vezes a adaptação da criança é primordial para o desenvolvimento dela no esporte. Jair afirma que não é o professor que escolhe o aluno mas sim o aluno que escolhe o professor.

‘A criança acaba escolhendo o professor e com isso fica mais fácil, quando a criança te aceita como professor, ela começa a ter uma admiração, respeita mais e facilita muito mais o trabalho. ‘ disse Jair ao Maricá Esporte News.

Atualmente, Jair ministra aulas de jiu-jitsu para aproximadamente 200 a 250 a crianças e adolescentes, separadas uma parte na GFteam-Maricá no Centro da cidade e outra parte pelo projeto viver bem em São José do Imbassaí, que leva jiu-jitsu gratuitamente a crianças e adolescentes, através de seu instrutor Rafael Leal. A JCourt-GFTeam-Maricá também possui grandes atletas faixas pretas que conquistaram títulos importantes no jiu-jitsu como a Mayssa Bastos, que é um nome mundialmente de destaque no jiu-jitsu,a única mulher a completar 3 Grand Slams Gi e 1 No Gi Pela IBJJF. Mayssa fez toda sua graduação com Jair Court.

Além de Mayssa, Robson Júnior que é atualmente um dos grandes nomes do jiu-jitsu estadual também é aluno de Jair Court desde criança. O orgulho de Jair em ver os seus alunos conquistando medalhas e principalmente crescendo como atleta e ser humano é um grande marco na sua vida e carreira, simboliza que a equipe está no caminho certo e fazendo um trabalho de grande importância.

Jair Court planeja para 2021 buscar que seus alunos vivam também o tempo deles, não deixem de ser crianças mesmo com toda responsabilidade que a hierarquia dentro do esporte e as competições exigem.

”Quero dobrar o número de alunos para que nós podemos conquistar ainda vitórias e descobrir ainda mais atletas de ponta que venham enaltecer o nome da equipe, os professores, os mestres e do nosso município também”. afirmou Jair.

Copyright © 2020 Marica Esporte News | Criado por Informagno - Gestão em TI

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?